As atividades esportivas, culturais e de lazer são relevantes na vida de todas as pessoas, pois melhoram a autoestima, contribui para a melhoria da qualidade de vida, autonomia, disciplina, superação de limites e promover a inclusão social.
Estas atividades são prazerosas para os usuários, pois estimulam a convivência grupal e a socialização, prevenindo e determinando o isolamento social. Como modalidades desenvolvidas são variadas, um exemplo: jogos de mesa (dama e dominó), futebol, vôlei, atletismo, dentre outros.
No que refere as atividades culturais, destaca os trabalhos de expressão corporal e diferentes ritmos, na musicalização temos o Coral, banda de percussão e a musicoterapia associada ao relaxamento corporal. Tais atividades, são poderosos instrumentos que desenvolvem sensibilidade, concentração, coordenação motora, socialização, intensidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, destreza do raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros atributos que colaboram na formação do indivíduo.