Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Serviço Social é o pilar para todos os serviços realizados pela instituição, dispondo de atendimentos especializados, organizados e direcionados com o intuito de promover a superação de vulnerabilidades, risco pessoal e social dos usuários, proporcionando autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida daqueles que necessitam, bem como a superação das violações de direitos que fragilizam o indivíduo limitando o exercício da sua cidadania.

É também de responsabilidade da Assistência Social, os trabalhos desenvolvidos com as famílias e usuários dos Programas de promoção a saúde, ações de aprendizagens e educação inclusiva, trabalho, emprego e renda, atuando de forma integrada com o serviço de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

· Acolhimento: Levantamento social das necessidades de cada usuário, para iniciar o acesso aos programas.

· Grupos de Orientações: Destinadoaos pais ou responsáveis dos assistidos para o apoio e orientação psicossocial, onde se reúnem mensalmente parapartilhar/compartilhar informações, dar/receber orientação emocional e dirimir ou minimizar problemas pessoais que afetam direta ou indiretamente os usuários do serviço.

· Oficinas de Cidadania: Ações para obter alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades social advinda dos assistidos. Tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a autonomia, a independência, a segurança e o acesso aos direitos, visando sua participação plena e efetiva na sociedade.

· Visitas Domiciliares: Aproximar a instituição da realidade vivenciada pelos usuários no ambiente familiar e comunitário e assim contribuir com as atividades desenvolvidas com os mesmos no âmbito institucional, realizando avaliações bem como traçar estratégias para possíveis mudanças de comportamentos e realidades.

· Encaminhamentos: Após triagem realizada pela equipe técnica, demandas que não fazem parte dos nossos serviços, no âmbito dos serviços públicos, são direcionadas aos equipamentos de competência e referência, tais como: Benefício de Prestação Continuada - BPC, Cursos profissionalizantes através da FUNDAT, Carteira de Passe livre, Sistema Único de Saúde - SUS, CRAS, CREAS, Rede Educacional e demais serviços.

· Articulação de Rede: De acordo com a demanda trazida pelo usuário, seja no âmbito familiar, comunitário ou institucional, se faz necessário o contato com outros equipamentos da rede com o intuito de discutir e planejar estratégias conjuntamente, com o objetivo de dirimir ou minimizar a questão.

· SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ( SEDE SANTA MARIA)

Todos os programas são norteados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, engloba o trabalho social realizado com as famílias e os usuários. As ações são diversificadas e desenvolvidas em várias ambiências com o desafio de oferecer atividades para desenvolver e/ou manter as habilidades adaptativas dos usuários, através de trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, promovendo o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos usuários, entre outros

PÚBLICO ALVO

Usuários com diagnóstico de deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, deficiência múltipla, doenças congênitas e genéticas, além de crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual a partir de 06 (seis) anos de idade, estendendo a todo o ciclo de vida e idosos em situação de vulnerabilidade social.

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Faça o meu melhor: Destina-se a crianças com faixa etária entre 06 e 15 anos de idade, com o objetivo de proporcionar atividades e estratégiasatravés do modelo dedesenvolvimento, que estimula as habilidades motoras, a interação pessoal e social, a cognição e linguagem, para que cada criança atinja seu potencial máximo e se torne mais independente na convivência do seu dia-a-dia.Das atividades desenvolvidas podemos destacar: artes, dança, atividades de psicomotricidade, atividades lúdicas e atividades de vida diária e prática.

Espaço Superando Barreiras: Destina-se a jovens e adultos com deficiência a partir de 15 anos de idade, oferecendo apoio e treinamento aos indivíduos, com o intuito de dar oportunidade de aprender uma variedade de habilidades, utilizando-se da tecnologia adaptativa que facilita o aprendizado diário, considerando a idade cronológica e o grau de deficiência de cada usuário.

O conhecimento adquirido com as atividades desenvolvidas em grupos,oferece experiências integradas de socialização e comunicação, treinamento de segurança pessoal, gestão de dinheiro e compras pessoais, , uso de transporte publico, desenvolvimento de relacionamento interpessoal, resolução de problemas e preocupações pessoais e sociais levados para a vida prática do seu cotidiano.

As atividades oferecidas incluem: artes, reciclagem, culinária, música, dança, recreação e lazer, jardinagem, entre outros.

Projeto Novos Caminhos: Destina-se os adultos entre 30 e 59 anos de idade, em situação de risco e vulnerabilidade social, contribuindo para inserção, reinserção e permanência dos adultos no sistema educacional, no mundo do trabalho (formal e informal) e no sistema de saúde básica e complementar, quando for o caso. As atividades realizadas são: grupos temáticos de discussão, e atividades tais como: reciclagem, artesanato, culinária e cursos profissionalizantes.

Grupo de Idosos “Vida Feliz”: Programa para terceira idade, que oferece atividades que contribui no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades. Dentre as atividades desenvolvidas estão: dança, artes, música e grupos temáticos com abordagem de temas pertinentes a melhoria da sua qualidade de vida e que valorizem, estimulem e potencializem experiências, dando-lhes a condição de escolher e decidir.

Projeto Vida: Destina-se ao atendimento de crianças de 6-14 anos de idade vivendo em situação de abuso e/ou exploração sexual. São desenvolvidas atividades socioeducativas com Educador Social, e suas famílias além de atendimento individualizado e em grupo com profissionais de Serviço e Social e Psicologia, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. As atividades descritas tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento de sociabilidades, protagonismo juvenil e prevenção de situações de risco social.

ATIVIDADES EM GRUPOS DOS PROGRAMAS: SUPERANDO BARREIRAS E GRUPO DE IDOSOS “VIDA FELIZ”.

  • Coral Nossa Voz
  • Coral Vida Feliz
  • Equilíbrio Grupo de dança
  • Quadrilha Luar do Sertão (grupo misto com usuários, familiares e funcionários)
  • Grupo de dança Viver Melhor
  • Horta suspensa- interface com o CER 2.