Foi com o intuito de ajudar as pessoas com deficiência e suas famílias do estado de Sergipe, que um grupo de amigos, dentre eles a Americana e Terapeuta Ocupacional Carolyn Estella Chase Freire de Carvalho, que foi criada a Rosa Azul, objetivando um trabalho multidisciplinar, considerado pioneiro no estado.
As atividades da Rosa Azul foram iniciadas na Av. João Ribeiro, Bairro Santo Antônio, com 100 assistidos inicialmente. Foi transferida para instalações na Rua Francisco Portugal (1982), Av. Tancredo Neves (1985), sendo que em 1997 as instalações passaram para o Bairro Augusto Franco e Orlando Dantas. Em 1999, com o apoio do saudoso Padre Arnóbio, a Rosa Azul recebeu da família Barreto de Andrade a doação de um terreno, localizado no Bairro Santa Maria.
Em 04 de julho de 1999, a Rosa Azul passa a ter uma nova denominação, Centro de Integração Raio de Sol - CIRAS, com sede definitiva na Rua Rosa Azul, nº 360, Bairro santa Maria, Aracaju–SE. Um sítio, que outrora era só arvores, hoje possui 09 prédios com a predominância ainda de uma vasta área verde ao seu redor, fazendo o diferencial entre outras instituições.
Essa ampliação de atendimento, com o passar dos anos, possibilitou a instituição desenvolver programas de atendimento em reabilitação e educação especial a crianças, jovem e adulto com deficiência física, intelectual e deficiência múltiplas.
Durante todos esses anos, na Sede do Santa Maria, o CIRAS vem trabalhando em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, além da sociedade civil, atendendo uma demanda de mais de 800 usuários por mês distribuídos em todos os serviços oferecidos na sede e em outras localidades. Dentre esses usuários estão inclusos usuários de todo estado.
Em parceria com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju) o CIRAS administra 04 residências terapêuticas, 01 unidade de acolhimento para adultos, 01 CAPS infantil, 01 CAPS adulto tipo III e um Centro Especializado em Reabilitação Tipo II.
Destaca-se que o CIRAS foi a pioneira na implantação de residências terapêuticas em Aracaju.
Hoje, o Centro de Integração Raio de Sol, é uma referência Nacional em Reabilitação e Assistência de pessoas com Deficiência, possuindo apoiadoras nas diversas comunidades do estado, que acreditam e certificam o trabalho sério desenvolvido.
A cada dia novos desafios surgem para testar a capacidade de atuação da instituição, o mais recente é a implantação do Projeto Emprego Apoiado. Contudo, como tantos projetos inovadores que o CIRAS se propôs a efetivar, o Emprego Apoiado com certeza também será mais um sucesso.
Atender com excelência e de forma gratuita pessoas de baixa renda com deficiência física, mental ou motora, para que tenha uma vida digna e independente.
Ser uma instituição de referência em Sergipe, no tratamento e desenvolvimento de pessoas com deficiência, engajados mediantes programas sociais dos assistidos e seus familiares.
Respeito, valorização e capacitação do ser humano, independente de gênero, cor, credo, capacidade ou condição econômica.
Ética, seriedade, compromisso, de todos os que compõem a Instituição, colaborador ou assistido.